Sustentabilidade é o tema do Projeto de Cîências e Tecnologia do Vitória
Este ano, o Projeto de Ciências e Tecnologia (Procivit), do Colégio Vitória, iniciado na semana passada, abordará o tema ‘Por uma escola sustentável’. O objetivo é debater a questão, com fundamentação teórica sólida, e implantar práticas sustentáveis que tornem o Vitória uma escola sustentável.
A ação contempla a adoção de formas de desenvolvimento que se preocupem com a manutenção dos recursos naturais a longo prazo, praticando, no dia a dia, o que está sendo ensinado de modo participativo e permanente, para formar pessoas conscientes.
O Vitória já adota algumas práticas sustentáveis como a redução do tempo de uso do ar condicionado a partir de atividades a céu aberto, uso de canecas e garrafas individuais e envio de informativos por lista de transmissão. Mas a escola vai trabalhar para implementar novas ações, para garantir maior eficiência, como eliminar desperdício de água, economia de energia elétrica, redução do uso de papel, incentivo do uso racional dos insumos, implantação de coletores seletivos e o cultivo de hortas e canteiros coletivos com distribuição de mudas na comunidade.
O projeto será executado em cinco etapas: planejamento, diagnóstico inicial com levantamento de dados, sensibilização da comunidade escolar, implantação e manutenção das ações por 12 meses no projeto piloto.
Entre as atividades já desenvolvidas pelos alunos do Colégio Vitória, alguns exemplos vem do Ensino Médio que ficou com o subtema ‘A Escola e a comunidade’. Com fundamentação teórica, para dar base ao trabalho dos alunos, diversas rodas de conversas foram realizadas e permitiram que os alunos tirassem dúvidas e reorganizassem ações previamente estabelecidas:
- Como reduzir seu lixo: sustentabilidade do dia a dia, com a Dra. Jurema Cintra;
- Coleta de resíduos sólidos nas praias de Ilhéus: vivência, com Vinícius Alcântara;
- Leis ambientais: uma breve orientação de um projeto de lei com o prof. Dr. Guilhardes de Jesus Júnior;
- Os impactos ambientais que os resíduos sólidos geram quando descartados indevidamente, com a bióloga do projeto (a)mar Stella Tomás;
- A sustentabilidade e as políticas públicas, com a ambientalista Maria do Socorro Mendonça do Instituto Nossa Ilhéus.
As várias frentes de trabalho elaboradas pelo Ensino Médio contemplam a elaboração de texto de projeto de lei para acabar com a distribuição de panfletos e canudos em Ilhéus, pedido de licença para instalação de lixeiras nas escolas da comunidade, além de palestras de conscientização ; confecção e instalação de lixeiras; estudo de caso sobre a Coolimpa, com a produção de dois artigos; abaixo-assinado para apoio do município à cooperativa e a consolidação da coleta seletiva em Ilhéus; oficinas sobre sustentabilidade em duas escolas do bairro da Conquista; venda de rifa para compra de um novo Ecoponto para Ilhéus; lixeiras lindas de garrafas pets; visitas à Igreja Batista Lindinópolis para divulgação do projeto e coleta de assinaturas; Instagram com o tema Ilhéus Sustentável para a conscientização; agendamento em programas de rádios para fomentar a discussão sobre o tema e conscientizar a população sobre o descarte adequado de resíduos sólidos. Também está sendo agendando um dia com o prefeito Mário Alexandre para a entrega de todo o material produzido solicitando apoio ao projeto.